[Resenha]: O guia do mochileiro das galáxias- Douglas Adams

Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

Acho que todo ser em sã consciência sabe da minha paixão por ficção científica e como boa fã de Star Wars, alguns amigos já haviam me indicado a trilogia relatando que a história me lembraria um pouco. Caramba! Que livro maravilhoso. Eu não sabia que as aventuras, algumas vezes desventuras, de Arthur Dent iria me prender tanto (me identifiquei totalmente com Marvin, um robô com sentimentos humanos, que me arrancou boas risadas). 

O mais incrível é que, a narrativa de Douglas Adams, além de nos tornar próximos de cada personagem com poucas frases, ele trata o espaço exatamente da maneira que ele é (os termos científicos é o meu fetiche). A maioria das ficções trata a vida no espaço como "seres diferentes" e, na trilogia, se torna o contrário. E, caramba! Isso ganha qualquer fã de ficção. 

Quando me dei conta, já havia terminado o primeiro livro. Um misto de ficção e humor, a trilogia conta com cinco livros: O Guia do Mochileiro das Galáxias; O Restaurante no Fim do Universo; A Vida, O Universo e Tudo Mais; Até mais e Obrigado Pelos Peixes; Praticamente Inofensiva. Em breve volto com a resenha do segundo livro. Boa leitura!
© Seu Blog Aqui - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo